© 2019 por Inspirando Jovens de Sucesso - Embaixadores IJS -  Youth Assembly - ONU 2019

Tamires Buchbinder

Sou estudante de engenharia elétrica, sou apaixonada por tecnologia. Me interesso por empreendedorismo e energia renovável. ODS: No Poverty; Zero Hunger; Sustainable Cities & Community.

ODS 1 Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

Considero que um dos grandes desafios da humanindade diz respeito a erradicação da probreza. Apesar das grandes transformações científicas e tecnológicas ocorridas no mundo, ainda não fomos capazes de superar esse tema. Há mais de 700 milhões de pessoas, ao redor do mundo, vivendo com menos de U$ 1,90 por dia. Fiz trabalho voluntário em lugares que é possível ver de perto essa realidade. Lugares que distam 40 min/1hr dos grandes centros urbanos, o que assusta pela proximidade e ao mesmo tempo pelas condições de vida da região. Acredito que a superação desse objetivo somente será possível quando fomos capazes de oferecer oportunidades iguais para todos. Acesso a educação de qualidade, moradia digna, saúde, cultura e lazer devem ser bens básicos de todo individuo.

ODS 2 Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável

O mundo passou por diversas inovações no setor agrícola como, por exemplo, a revolução verde ocorrida no séc XX que proporcionou o aumento da produção de sementes. Dessa forma, permitiu que a humanidade tivesse um aumento considerável na produção de alimentos. Entretanto, apesar das transformações ocorridas, ainda há 795 milhões de pessoas no mundo que sofrem de desnutrição crônica. A desnutrição afeta principalmente crianças, pois estas podem sofrer severas consequências no que diz respeito ao seu desenvolvimento físico e mental.Uma vez que, a falta de nutrientes adequados pode ocasionar deficiências na aprendizagem e na calcificação dos ossos. Para superar esse tema, teremos de ser capazes de proporcionar o acesso igualitário a terra, promover práticas agrícolas sustentáveis, bem como acesso a tecnologia.

ODS 11 Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

Estima-se que em 2050, 66% da população mundial estará vivendo em áreas urbanas, segundo a ONU. Com isso, as cidades terão de ser capazes de atender seu novo contingente populacional oferecendo acesso a sistemas de transportes eficientes e seguros, bem como oferecer acesso a habitação, a urbanização, a cultura e ao lazer. O poder público, a sociedade e as organizações sociais terão de trabalhar em conjunto para alcançar esse objetivo.