© 2019 por Inspirando Jovens de Sucesso - Embaixadores IJS -  Youth Assembly - ONU 2019

Nayara Cândido Lourenço

22 anos, formada em administração com ênfase em comércio internacional. ODS: No poverty; Quality education; Peace, justice and strong institutions.

ODS 1 Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

Conforme dados do Banco Mundial de outubro de 2018, embora a pobreza extrema tenha diminuído comparado aos últimos anos, quase metade da população mundial (3,4 bilhões de pessoas), ainda luta para satisfazer as necessidades básicas. Essa ODS me representa, pois em anos fazendo projetos voluntários, tive contato com realidades muito difíceis, o tipo de realidade que a mídia geralmente não mostra. Mesmo assim, as condições de vida não eram um reflexo do que é caracterizado como “pobreza extrema”. Conforme dados ONU, a pobreza extrema é medida pela renda inferior a 1,90 dólar (cerca de 7,06 reais) por dia, e infelizmente em diversos lugares do mundo e do nosso país, ela é muito presente. Acredito em um futuro com oportunidades para todos, onde pessoas terão o mínimo para viverem de forma digna, com acesso a serviços básicos e de suma importância para o desenvolvimento de curto e longo prazo das famílias. Um futuro onde a preocupação principal não será o que comer ou beber, mas sim, como se desenvolver academicamente e profissionalmente, como alcançar lugares mais altos e sonhos que parecem impossíveis.

ODS 4 Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

Vivemos em um país onde a educação nunca foi a prioridade dos governantes, onde não há incentivo para tal e tampouco um sistema público que nos dê acesso ao que realmente precisamos aprender. Estudei a minha vida inteira em escola publica, e posso dizer com propriedade que estamos em uma situação crítica, onde professores não são respeitados e muitas vezes também não fazem questão de ensinar. Da mesma forma, pude ver como a busca constante por uma educação de qualidade mudou totalmente a minha vida e como uma boa educação move montanhas e abre portas em lugares caracterizados como “inacessíveis”. A educação nos empodera, nos liberta e nos leva além do que nós mesmos podemos imaginar. A educação muda destinos impostos por classes sociais e nos impulsiona a buscar incessantemente a nossa melhor versão.

ODS 16 Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis

Essa ODS representa muito do que eu quero para nosso país e para o mundo, tem como objetivo diminuir todos os tipos de violência e acabar com o abuso, exploração e tráficos de todos os tipos. Uma ODS que tem por objetivo fortalecer países e proporcionar justiça igualitária, onde pessoas financeiramente privilegiadas não possuem mais benefícios ou são tratadas de forma diferente. Busca ajudar os países para acabar com a corrupção e ter instituições eficazes e transparentes para atender a população, por meio de leis que beneficiem a todos e promovam um crescimento sustentável ao longo do tempo.