© 2019 por Inspirando Jovens de Sucesso - Embaixadores IJS -  Youth Assembly - ONU 2019

Luiz Salmeron

Atuo no setor público há vários anos, em diferentes funções e cargos, realizando diferentes atividades sociais e culturais, sempre conectado com a juventude. ODS: Quality Education Goal; Decent Work & Economic Growth; Peace, Justice & Strong Institutions.

SMALL BOLD TITLE

Educação sem dúvidas é um tema fundamental e deve ser tratado como prioridade e base sólida para qualquer instituição, seja ela governamental ou não. A era digital na qual vivemos e estamos submersos é nos demostra ser um ambiente extremamente positivo quando se fala de educação. Com o avança das tecnologias, a indústria 4.0, Internet das coisas e a velocidade e qualidade nos novos formatos de compartilhamento de informações e conteúdos na WEB poderão nos proporcionar oportunidades jamais vistas pela humanidade. É nesta linha de trabalho conjunto, buscando melhorias e facilidades no compartilhamento do conhecimento que teremos um movimento disruptivo, que derrubará toda e qualquer barreira existente em nosso planeta, utilizando as tecnologias e o livre acesso à informação, poderemos levar conteúdo e conhecimento para qualquer jovem em qualquer lugar do mundo à qualquer momento!

SMALL BOLD TITLE

Quando se fala a palavra desenvolvimento, logo pensamos em crescimento, avanços e novas tecnologias, interessante lembrar que nossa geração, em sua responsabilidade natural, deveremos ter o protagonismo desenvolvimentista, que norterá as próximas décadas, e consequentemente , vivenciaremos a consequência das mesmas. Buscar o crescimento econômico das nações, sem sobras de dúvidas é a chave para nosso desenvolvimento ético e moral enquanto sociedade. Por longas datas, assistimos os governos buscarem a melhoria dos sistemas públicos de ensino, e no Brasil, mesmo que ainda estarmos longe do acesso universal à educação, tivemos sensíveis avanços. Contraditoriamente, assistimos na última década o maior momento de descrédito nas instituições privadas e públicas, no que acarretou uma das maiores crises que nosso país já enfrentou, com o descontrole dos serviços e gastos públicos, insegurança jurídica e altos índices de desemprego. Quando falamos em promover um crescimento econômico sustentável estamos tratando da oportunidade do cidadão colocar em prática tudo aquilo que ele tem de melhor, ampliar horizontes e possibilidades de aquisição de estruturas edificantes, que assegurem os agentes em suas determinadas atividades para que tenham as ferramentas necessárias para desempenhar, de maneira profissional, ética e eficiente suas atribuições, sejam elas no público ou privado. De nada vale o conhecimento se não for colocado prática e compartilhado de forma inclusiva e sustentável.

SMALL BOLD TITLE

Objetivo profundamente importante. Buscar a desigualdade entre os países deveria ser meta governamental de todas as nações, não se pode obter o desenvolvimento pleno quando suas metas não são ampliadas além das suas barreiras de estado. Podemos observar a União Europeia e não muito longe, podemos usar como exemplo nossos amigos Latino-americanos e nossa aliança no Mercosul, que, mesmo com nossas dificuldades, nos encontramos em um cenário favorável quando comparados a níveis mundiais de cooperação entre nações. Porque escolher este objetivo? Eu acredito na cooperação, no compartilhamento de conhecimento e em principal na troca de soluções governamentais. Tenho a certeza de que existem países com muitas soluções que poderíamos aplicar no Brasil, avançando na composição de inovações e novas ferramentas que venham possibilitar a resolução de diversas problemáticas brasileiras.