© 2019 por Inspirando Jovens de Sucesso - Embaixadores IJS -  Youth Assembly - ONU 2019

Igor Sampaio

Meu nome é Igor Sampaio, tenho 24 anos, sou estudante de Engenharia de Produção da FeMASS - Macaé/RJ. Antes eu cursava Administração e tive a oportunidade de estagiar no MPRJ por 1 ano. Logo após migrei para Engenharia e atualmente empreendo na área automotiva. Também sou formado em Manutenção de Aeronaves.

SMALL BOLD TITLE

A energia é algo indispensável para qualquer ser humano, porém muitos ainda carecem da mesma. O mais assustador é que o número de pessoas que não possuem acesso a energia moderna no mundo ultrapassa 1 bilhão, sendo, aproximadamente, uma a cada cinco. Muitos utilizam energia proveniente do carvão e da madeira para cozinharem, e mal sabem o perigo que correm. Esses combustíveis são poluentes, afetam tanto a saúde, produtividade quanto a qualidade de vida. São métodos tradicionais que causam milhares de mortes ao ano, mais do que até mesmo o HIV e tuberculose. Motivos como esses foram os que me motivaram a escolher essa ODS, pois me sinto na obrigação de ajudar a conscientizar pessoas sobre esses perigos. E não só isso, mas também a tentar trazer para o meu país a importância de haver novos investimentos em fontes renováveis, como em energia geotérmica, hidroelétrica, solar e eólica.

SMALL BOLD TITLE

O número de pessoas que moram em áreas urbanas está cada vez maior, e a tendência é só aumentar. Pessoas que residem em favelas já estão em mais de 800 milhões, e muitas em situação precária. As grandes cidades gastam uma quantia significativa de energia, poluem cada vez mais, utilizam água potável em excesso e sofrem uma forte pressão em áreas da saúde. Medidas precisam ser tomadas urgentemente para amenizar esses problemas. Escolhi essa ODS porque vejo que estamos em um país em que as metrópoles não estão conseguindo lidar com essa crescente urbanização. Então quero trazer novas ideias e fazer com que elas sejam colocadas em ação, como por exemplo, a instalação de um sistema de captação de energia solar para abastecer as cidades, que poupará dinheiro e ajudará o meio ambiente; e um sistema que ajude a despoluir os rios e evite grandes inundações.

SMALL BOLD TITLE

Essa é umas das ODS que mais me preocupa. O desperdício tem se tornado um hábito, não só em relação a alimentos, mas também a água potável. Toneladas de comida são desperdiçadas diariamente, e incontáveis litros d’água, sendo que mais de 1 bilhão de pessoas ainda não tem acesso a mesma. Até 2050 teremos quase 10 bilhões de habitantes, e serão necessários cerca de três planetas para suprirem toda essa população, mediante ao estilo de vida atual. Esse é um dos pontos fracos da humanidade, e quero trazer esse conhecimento para o meu país, para a minha região, e ajudar espalhá-lo por todo o mundo. Precisamos mudar a maneira viver, temos que economizar, caso contrário, as próximas gerações sofrerão as consequências dos nossos desperdícios.