© 2019 por Inspirando Jovens de Sucesso - Embaixadores IJS -  Youth Assembly - ONU 2019

Igor Custodio

Tenho 20 anos, sou desenvolvedor front-end e estou no 7º período de Engenharia da Computação na Universidade Positivo aqui em Curitiba. Sou apaixonado por inovação e pelo poder que a tecnologia tem de impactar o mundo, acredito que devemos usar (e criar) toda essa tecnologia para melhorar o lugar onde vivemos. Também me interesso por startups e empreendedorismo, finanças e desenvolvimento pessoal. "A tecnologia é o futuro do mundo e ser capaz de criar o futuro é algo inspirador".

ODS 4 Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

Esse ODS com certeza sempre vai ser destaque em qualquer ocasião, tratando-se de educação sempre temos a melhorar. Quando comecei meu curso de Engenharia da Computação na Universidade Positivo com bolsa de estudos integral notei a precariedade que existe nas escolas e colégios públicos, como estudei a vida inteira em colégio público sofri um pouco no começo para me adaptar ao ritmo e compensar o atraso que tive com algumas matérias básicas. A educação, como esse próprio ODS propõe, tem que ser inclusiva e de qualidade, tem que promover a busca pelo conhecimento e, tratando-se de Brasil, tem que ser mais incentivada por todos. Quando eu digo educação, além das matérias curriculares como português, matemática e física, me refiro, também, à conceitos de cidadania, desenvolvimento pessoal, finanças e liderança. Educação é mais do que saber ler e escrever, é ter consciência do que está fazendo, é estar preparado para esse mundo competitivo (e muitas vezes desleal). Educação vai além da escola, educação é a base para qualquer sociedade sustentável e desenvolvida e por ser a base, temos que fortalecê-la, temos que fazer a educação ser de qualidade. Educação vai além da escola, mas na maioria das vezes ela começa na escola, então que comecemos pela escola e não tenhamos um fim. Não é para dizer “eu terminei os estudos”, é para dizer “eu concluí o ensino médio, mas não terminei os estudos”, aliás, conhecimento é o que ninguém consegue tirar de nós.

ODS 8 Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos

Como um grande motivador dessa ODS eu vejo, com muita esperança, o empreendedorismo. Seja grande ou pequeno, o empreendedorismo é um dos maiores, senão o maior, gerador de empregos. Seja da multinacional, que começou pequena, ou do mercadinho do seu bairro, os empreendedores são geradores de emprego e, consequentemente, geradores de renda. Incentivar o empreendedorismo, junto à uma educação de qualidade, tem um impacto gigantesco sobre qualquer sociedade. O meu interesse nesse ODS é, com toda certeza, esse incentivo ao empreendedorismo pois eles, os empreendedores, fazem com que a economia funcione como deve funcionar, consomem e produzem. E quando esse ciclo de consumo e produção funciona como deve, a economia avança, as condições de trabalho são melhoradas e mais investimentos são feitos, aliando isso com uma educação de qualidade os efeitos são incríveis!

ODS 9 Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

Na minha visão esse ODS em específico é fruto da junção dos outros dois ODS que escolhi, Educação de Qualidade e Trabalho Decente e Crescimento Econômico pois é o resultado natural de um país desenvolvido. Vendo de forma lógica, com uma educação de qualidade para todos os níveis econômicos e sociais e uma economia forte e em pleno vapor, a indústria recebe muitos investimentos sempre buscando a inovação para se destacar e uma infraestrutura é gerada em torno disso. Seja EAD ou Smart City, a infraestrutura gerada é mais um impulsionador de resultados positivos para a comunidade na qual ela está inserida. Visando a minha área, engenharia da computação, é inevitável eu não ficar animado com o que podemos fazer daqui pra frente, a inovação, principalmente tecnológica, acarreta em uma produtividade maior, qualidade superior e resultados além do esperado. Devemos nos preparar para começar a construir o futuro de uma vez por todas, carros autônomos já são uma realidade, inteligência artificial também então por que não usar isso para melhorar o lugar onde vivemos? Por que não usar isso para melhorar a educação, a saúde e a segurança? Vamos criar o futuro já!