© 2019 por Inspirando Jovens de Sucesso - Embaixadores IJS -  Youth Assembly - ONU 2019

Fabrício Nascimento

Tenho 27 anos, sou formado em Engenharia do Petróleo, cursando a segunda graduação de Engenharia de Produção. ODS: Energia limpa; Erradicação da pobreza; Fome zero.

ODS 1 Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

Um dos pontos que mais me incomodam é saber que existem pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza. Quando eu era pequeno e passava alguma notícia mostrando essas pessoas em alguns países do continente africano, isso me deixava pra baixo, pois eu não conseguia entender o porquê existem pessoas com muito e outras com quase nada, vivendo de favores e ajuda, e que ninguém ligava para elas, ninguém olhava com carinho para esse lado do mundo, não existia nenhum plano de governo para melhora a situação dessas pessoas, era um mundo totalmente abandonado. Hoje, eu tenho uma vontade muito grande de ajudar a quem precisa, possibilitando primeiro o básico para viverem bem como saneamento básico, alimentação e água e depois dando mais qualidade de vida, como possibilitando o acesso a internet. Espero que esse evento na ONU, seja bastante produtivo, que possamos fazer grandes contatos, conhecer pessoas incríveis e que possamos, depois de lá, olhar mais para as necessidades dos outros.

ODS 7 Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos

Na faculdade eu fiz um projeto sobre energia eólica, que abordava a questão de tornar uma país mais sustentável. Hoje o Brasil, ainda está engatinhando quando o assunto é energia limpa enquanto os países desenvolvidos como França, Estados Unidos e Alemanha já estão caminhando a passos largos e nós jovens devemos olhar com carinho para essa questão, pois somos o futuro do Brasil e se não o fizermos, o Brasil irá se distanciar do restante do mundo. Hoje ainda há lugares que não tem acesso à energia elétrica e se veem na dependência de madeira, carvão, carvão vegetal e dejetos de animais para cozinhar e obter aquecimento. E se pudéssemos trazer energia limpa e sustentável, que não agrida o meio ambiente, para essas pessoas? Essa é uma das questões que iremos debater em sessões na ONU e como fazer que essas pessoas tenham acesso a esse tipo de energia.

ODS 11 Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

Metade da humanidade vivem em áreas urbanas e esse número tende a crescer quando pensamos no futuro, esse aumento acaba exercendo pressão sobre a oferta de água potável, esgoto, meio ambiente e saúde pública e se continuarmos a praticar os mesmos hábitos, a alta densidade provocará um aumento da emissão de carbono, por outro lado se tivermos um mundo mais tecnológico, esse aumento populacional pode gerar ganhos de eficiência e inovação tecnológica enquanto reduzem recursos e consumo de energia. Podemos fazer um mundo mais sustentável e torna-lo um bom lugar para nossos filhos viverem.